Ceph é uma solução de Software Defined Storage (SDS) , com o conceito de ser  distrubuído e unificado foi desenhado para ter uma excelente confiabilidade, escalabilidade e performance.

 

A base do Ceph é o RADOS (Reliable Autonomic Distributed Object Store), que fornece a seus aplicativos armazenamento de objetos, blocos e sistemas de arquivos em um único cluster de armazenamento unificado, tornando o Ceph flexível, altamente confiável e fácil de gerenciar.

Cada um dos seus aplicativos pode usar as interfaces de objeto, bloco ou sistema de arquivos para o mesmo cluster RADOS simultaneamente, o que significa que o Ceph serve como uma base flexível para todas as suas necessidades de armazenamento de dados.

 

 

Componentes  Principais do Cluster de RADOS

 

Object Storage Daemon (OSD) – Responsável pelo gerenciamento de um disco, entrega de dados para os clientes , replicação,  recuperação de forma inteligente

 

Ceph Monitor – Mantém toda informação sobre o cluster.

 

Metadata Server (MDS) – Gerencia os metadados de um filesystem compartilhado , sendo necessário apenas para o Ceph FS.

 

 

 

Metódos de Acesso ao CEPH

 

 

 

 

Librados :

Provém acesso direto ao RADOS para as aplicações suportando diversas linguagens.

 

RADOSGW :

Proxy de objetos baseados em REST .

Utiliza RADOS para o armazenamento com suporte para S3 e SWIFT.

 

RADOS :

Armazena as imagens de disco no RADOS

Faz strip das imagens no Cluster

Suporte nativo ao Qemu / KVM  com RBD

 

 

 

Algoritmo CRUSH (Controlled Replication Under Scalable Hashing)

 

 

 

O algoritmo CRUSH fornece o posicionamento controlado, escalonável de dados replicados ou codificados dentro do Ceph,onde é determinado como armazenar e recuperar e dados.

 

Para uma operação de leitura / gravação em clusters Ceph, os clientes primeiro se comunicam com um Ceph Monitor e recuperam uma cópia do mapa do cluster atualizada tendo toda informação necessária.

 

 

 

 

 

 

Este documento foi apenas um overview de como funciona o Ceph , em outros documentos do blog poderão ser encontrados mais docs e labs entregando um conhecimento maior sobre a ferramenta.

 

 

 

Referências

https://www.sandisk.com/content/dam/sandisk-main/en_us/assets/resources/enterprise/partners/redhat/redhat-infiniflash-reference-architecture.pdf

http://docs.ceph.com/docs/master/

https://www.redhat.com/pt-br/technologies/storage/ceph

 

Translate »